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O que é insônia e como tratar

Escrito Por: Publicado em: Dormir bem Data de Criação: 23/05/2016 Acessos: 932 Comentários: 0

Você sofre ou conhece alguém que tem problemas com a insônia? 

Estima-se que 40% dos brasileiros sofrem ou já sofreram com a insônia, ou seja com dificuldades em iniciar ou manter o sono, prejudicando o bom funcionamento da mente e do corpo.

Os sintomas podem ser os seguinte:

  • Sono não restaurador

  • Acordar cedo demais

  • Ter dificuldade em adormecer

  • Levantar muitas vezes durante a noite com dificuldade em voltar a dormir.

  • Cansaço ou sonolência diurna

  • Irritabilidade, depressão ou ansiedade

  • Dores de cabeça localizadas

  • Problemas gastrointestinais

 

A insônia pode ser  transiente (curto-prazo), intermitente (vem e vai), e crônica (constante). Sendo que, se a insônia durar mais de uma noite até duas semanas já é considerada transiente.

 

As causas para a insônia podem ser diversas:

  • Estresse

  • Ansiedade

  • Depressão

  • Algumas doenças como Artrite, Câncer, insulficiencia cardíaca, doeça pulmonar, doença do refluxo gastroesofágico, distúrbio da tireóide, avs, Parkinson e Alzheimer.

  • Ambiente barulhento.

  • Mudanças no ambiente ao redor.

  • Problemas no horário de dormir/acordar como aqueles decorrentes de "jet lag".

  • Efeitos colaterais de medicamentos.

 

Como tratar a insônia

A primeira coisa a se fazer é a mudança de hábito: ingerir menos cafeína, fazer exercícios físicos durante o dia, fazer uma rotina do sono (dormir sempre no mesmo horário), ler livros antes de dormir, tomar um leite quentinho ou chá calmante (tipo erva cidreira e camomila), cuidar do ambiente do local onde se dorme (temperatura,  nível de ruídos e um bom colchão), e fazer atividades que promovam o relaxamento.

 

Se, nenhumas das alternativas anteriores resolver o problema da insônia, o melhor é se consultar com um médico, ele é a pessoal que poderá receitar alguma medicação.

 
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