Alie um bom colchão à uma boa alimentação e tenha uma ótima noite de sono.
Um bom colchão é primordial para uma boa noite de sono. É nele que passamos muitas horas dos nossos dias e nestas horas, conforto, segurança e saúde são uma ótima combinação. No entanto, não podemos esquecer da alimentação.
Alguns alimentos podem ajudar a ter uma boa noite de sono, pois têm componentes capazes de provocar a sensação de relaxamento e bem estar, assim favorecendo a tranquilidade durante o dia e o sono à noite. Leite e derivados, banana, aveia e soja, por exemplo, contém o triptofano, aminoácido que não produzimos e que deve ser obtido através da alimentação. Cereais integrais, sementes de gergelim, banana e atum, são fontes de vitamina B6 que é essencial para uma variedade de reações no organismo. Esses dois componentes são necessários na produção da serotonina – o “hormônio do bem estar” ou “do prazer” – que pode provocar a melhora do humor, maior tranquilidade e uma boa noite de sono. Além desses, outros componentes da dieta tais como o selênio – encontrado nas castanhas, nozes e trigo integral – e também o ácido fólico - couve, espinafre, laranja - favorecem tanto ao sono quanto a qualidade de vida e crescimento e por isso devem existir na alimentação de crianças e adultos. Sem esquecer do maracujá e do alface, já bastante conhecidos como calmantes naturais.
Sendo assim, pode-se dizer de maneira geral que para manter o bom humor e a qualidade o sono devemos estar
atentos à alimentação e manter uma dieta variada e equilibrada, além é claro de hábitos de vida saudáveis, como dormir cerca de 8 horas por dia.
Dicas de alegria:
Dicas da nutricionista Fernanda Aziz Barbosa (CRN14682)
Captcha