Ácaros e colchões

Escrito Por: Publicado em: Dormir bem Data de Criação: 22/09/2015 Acessos: 7241 Comentários: 0

Veja se está na hora de trocar o seu colchão ou travesseiro

Quando falamos em ácaros a imagem que logo vem à mente é a dos carrapatos, no entanto eles são apenas a parcela dos animais que atingem o maior tamanho (cerca de 3cm após sucção de sangue), a maioria deles mede entre 0,25-0,75mm de comprimento. São cerca de 55 mil espécies descritas e novas são encontradas diáriamente. Os ácaros domésticos são minúsculos, praticamente invisíveis, e são responsáveis por causar diversas doenças alérgicas nos seres humanos, como a rinite alérgica, asma, conjuntivite alérgica e dermatite atópica. Um simples tapete em uma residência pode conter até 100 mil ácaros.

Estes invertebrados podem viver em colchões, tapetes, almofadas, travesseiros, sofás, bichinhos de pelúcia e roupas de cama. Adoram lugares úmidos, mas amam mesmo os colchões. Segundo especialistas, dormimos todos os dias com cerca de 1,5 milhões de ácaros! E pasmem depois de dois anos de uso de um colchão estima-se que 10% do peso dele seja composto por ácaros! Pois é!! E não acaba ai, cerca de 30% do peso de um travesseiro, após os mesmos dois anos de uso, também é composto por ácaros.

 

Assustador!!

 

Mas por que esses animais vivem em colchões, travesseiros e etc?

 

Porque eles tem alimento por lá!

Acontece assim: A pele humana se renova por descamação, ou seja, a pele "velha" de desprende de nós quando em contato com superfícies como o colchão e o travesseiro, os ácaros se alimentam destes restos de pele "morta". Bem como se alimentam eles defecam no mesmo lugar. Um ácaro pode eliminar excrementos por até 20 vezes em um dia! Imagine 1,5 milhões!!

 

Os problemas de saúde causados pelos ácaros acontecem por eles causarem uma irritação nas terminações nervosas do nariz, o que desencadeira coceiras, espirros, estimula a produção do muco nazal (catarro) e daí é só alergia.

 

Como combater os ácaros?

Primeiramente: prevenção!

Manter colchão e travesseiros no sol durante o dia é fundamental também, pois o calor do sol diminui a umidade do ambiente e cria um ambiente desfavorável à reprodução desses minúsculos "inimigos".

O mais importante é manter o ambiente limpo. Fique atento ao tempo de uso dos colchões e travesseiros, troque-os no tempo correto e evite doenças alérgicas!

 

Opte por produtos que tenham resistência aos ácaros! Temos uma gama de ótimas opções para você!


Dica de saúde da Mil Colchões! O que achou? Gostou? Compartilhe!

Tags:

Deixe um comentário

Captcha